Configurando Java #1: Instalação do JRE e do JDK no Windows

Maurício Generoso
6 min readMar 1, 2020

--

Neste post veremos como instalar o Java no Windows.

Como a série Configurando Java é um complemento da série de posts sobre a certificação Java OCA 1Z0–808, será utilizado o Java 8 nos tutoriais.

1 - Qual fazer o download: JRE ou JDK?

A resposta para essa pergunta é simples, se você é um usuário que deseja apenas utilizar programas que usam o Java, você deve baixar o Java SE Runtime Environment (JRE), se você um é um desenvolvedor e deseja utilizar os recursos que permitem desenvolver em Java, deve fazer o download do Java SE Development Kit (JDK).

Para fazer download de outras versões, pode acessar este link.

Obs: A instalação deve ser feita com permissões de administrador.

Obs: Faça download conforme a arquitetura do seu Sistema Operacional, se for 32-bits, deve fazer download do instalador x86, se for 64-bits deve fazer download da versão x64.

2 - Instalando no Windows

Abaixo os passos para instalar o JRE e o JDK no Windows. A versão do windows utilizada neste tutorial é a do Windows 10.

2.1 - Java SE Runtime Environment (JRE)

A instalação do JRE não tem nenhum segredo, como é uma versão com foco no usuário final, não faz sentido ter configurações adicionais ou complexidades, então, é bastante simples e basta seguir o famoso “next, next”. Abaixo imagens dos passos:

  • 1 - Tela inicial de instalação:
Tela inicial para instalar o JRE.
  • 1.1 - (Opcional) Escolher caminho de instalação:

Caso na tela inicial seja marcada a opção “Change destination folder” para alterar o caminho de destino da instalação, será aberto a tela abaixo (Recomendo deixar a instalação no caminho padrão, C:\Program Files\Java\jre1.8.0_241, onde 1.8.0_241 irá mudar conforme a versão instalada).

Tela para alterar o caminho de instalação.
  • 2 - Na próxima etapa a instalação irá iniciar e deve-se aguardar:
Processo de instalação.
  • 3 - Na tela final indica que a instalação foi concluída com sucesso:
Instalação concluída.
  • 4 - Extra: Como verificar se a instalação deu certo?

Você pode abrir o CMD do windows (prompt de comando) e digitar o comando “java -version”, o resultado deve aparecer conforme (ou semalhante) a imagem abaixo (Observe que está aparecendo Java(TM) SE Runtime Environment na segunda linha indicando que é uma instalação do JRE):

Verificar se o JRE foi instalado corretamente.

2.2 - Java SE Development KIT

A instalação do JDK também é bastante simples, bastando seguir também o famoso “next, next” até que a instalação seja concluída. Abaixo os passos:

  • 1 - Tela inicial de instalação:
Tela inicial de instalação do JDK.
  • 2 - Itens que serão instalados:

Obs: Nesta etapa aparece que será instalado as ferramentas de desenvolvimento (Development Tools que inclui o JDK, o SDK do JavaFX, um JRE privado e o Java Mission Control), o código fonte das classes da API pública do JRE e o próprio JRE (o mesmo que é instalado separadamente quando é instalado somente o JRE).

Items instalado no JDK.
  • 3 - Na próxima tela a instalação do JDK irá iniciar e deve-se aguardar:
  • 4 - Após terminar de instalar o JDK, abrirá a tela para instalação do JRE (é recomendado manter o caminho padrão):
Escolher caminho de instalação do JRE.
  • 5 - Ao prosseguir, será iniciado a instalação do JRE e deve-se aguardar:
Processo de instalação do JRE.
  • 6 - Ao concluir o processo de instalação do JRE e JDK será aberto a tela final:
Tela final da instalação.

7 - Extra: Como confirmar se a instalação deu certo?

Aqui temos duas etapas, uma para verificar se o JRE foi instalado com sucesso e outra para verificar se o JDK foi instalado com sucesso.

Para verificar se instalação do JRE foi feita com sucesso como mostrado na instalação do JRE anteriormente, pode-se abrir o CMD e digitar o comando “java -version”, o resultado deve ser conforme (ou semelhante) ao mostrado na imagem abaixo:

Para verificar se o JDK foi instalado com sucesso você pode digitar no CMD o comando “javac -version” que irá permitir verificar a versão do compilador java instalado (mas irá acontecer um problema):

Opa, o Windows não conseguiu encontrar o comando javac do compilador Java, por que isso aconteceu? Simplesmente porque o compilador Java não está configurado, se utilizarmos o caminho completo de onde o executável do compilador está instalado (C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_241\bin), iremos obter sucesso como mostrado abaixo e será retornado a versão do compilador:

Então utilizando o caminho completo de onde o JDK está instalado conseguimos validar que a instalação foi feita com sucesso. Perfeito, mas não queremos utilizar o caminho completo do executável do compilador toda vez que desejarmos utilizá-lo, certo? Porque o comando “java -version” do JRE funciona e o “javac -version” do JDK não funciona? Isso acontece pois ao instalar o JRE, o caminho onde o executável “java” está localizado já é configurado no PATH do windows, e isso não acontece com o JDK, sendo necessário configurar a variável de ambiente JAVA_HOME e alterar a variável PATH, após fazer essa configuração, será possível usar o comando “javac” do JDK diretamente no terminal assim como usamos o comando “java” do JRE.

3 - Ao instalar o JDK, é instalado o JRE público e um JRE privado dentro da pasta do JDK, qual é a diferença entre duas instalações do JRE?

Ao instalar o JDK, é instalado uma versão privada do JRE e uma versão pública do JRE, haverá os dois caminhos semelhantes aos abaixo:

C:\Program Files\Java\jre1.8.0_241

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_241\jre

Mas qual é a diferença entre ambas as versões?

O JRE privado que é instalado junto ao JDK, é necessário para executar algumas ferramentas incluídas no JDK que não existem no JRE padrão. Esse JRE privado não possui configurações nos registros do Sistema Operacional e o seu caminho de instalação fica dentro do caminho de instalação do JDK (por exemplo “C:\Arquivos de Programas\jdk1.8.0\jre”), inclusive, somente o JDK deve conhecer este caminho.

A instalação pública (padrão) do JRE que é feita fora da pasta do JDK (por exemplo “C:\Arquivos de Programas\Java\jre1.8.0”) é registrada no registro do Windows em “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\JavaSoft”, pode ser removido usando Adicionar ou remover programas e pode estar registrada com navegadores.

Então basicamente a diferença é essa, o JRE público é usado para executar os programas Java, e o JRE privado é usado pelo JDK para permitir utilizar as ferramentas de desenvolvimento do JDK.

Veja também:

Os demais tutoriais da série podem ser acessados nos links abaixo:

Links úteis:

--

--

Maurício Generoso

Software Engineer at Sky in London - UK. Graduated in Computer Science.