Configurando Java #3: Como configurar as variáveis JAVA_HOME, PATH E CLASSPATH no Windows

Maurício Generoso
3 min readMar 8, 2020

Ao preparar o ambiente de desenvolvimento Java, precisamos instalar o JDK e configurar onde a instalação do JDK está localizada, para isso usamos a variável de ambiente JAVA_HOME e a variável PATH. Neste tutorial, iremos ver como fazer essa configuração no windows.

Caso desejar ver a explicação do que são e para que servem cada uma das variáveis, há um post explicando.

1 - Configurando o JAVA_HOME

A variável JAVA_HOME é basicamente o “lar do java”, é onde o JDK encontra-se instalado, normalmente fica em “C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_241”, podendo variar o nome de acordo com a versão instalada. Para configurar deve-se seguir os passos abaixo:

  • Acesse o “Meu computador” -> Clique com o botão direito do mouse, -> Escolha “Propriedades”:
  • Na tela que abrir, no canto superior esquerdo, escolha “Configurações avançadas do sistema”:
  • Na próxima tela escolha “Variáveis de ambiente”:
  • Irá abrir uma tela conforme abaixo, clique em “Nova”:
  • Irá abrir outra tela para ser configurado o nome da variável e o valor dessa variável, no nome da variável deverá ser colocado “JAVA_HOME” e no valor da variável deverá ser colocado o caminho de instalação de onde está localizado o JDK, conforme ilustrado:

Clique em “OK”, salve, e pronto, a variável JAVA_HOME já está configurada!

2 - Configurando o PATH

Após configurar o JAVA_HOME, devemos configurar o PATH para que as ferramentas de desenvolvimento do JDK estejam disponíveis para uso, para isso vamos colocar a pasta “bin” do JAVA_HOME na variável PATH.

  • Na tela das variáveis de ambiente, procure pela variável PATH, selecione-a e clique em “editar”:
  • Na tela que abrir, clique em “Nova”, adicione “%JAVA_HOME%\bin” e clique em “OK”, salve as alterações e pronto.

Usa-se o %JAVA_HOME% neste local para referenciar uma outra variável configurada, ou seja, o windows irá entender que a nossa configuração está apontando para “C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_241” que é o valor da variável “JAVA_HOME”, e com isso vai encontrar a pasta bin.

3 - Configurando o CLASSPATH

A variável CLASSPATH é opcional, não precisa ser configurada, ela é uma variável usada para personalizar onde o carregador de classes do Java irá procurar as classes para compilar ou executar um programa e você deve usá-la somente se realmente for necessário, pois todos os programas Java irão percorrer as classes referenciadas nessa variável.

Para configurá-la, basta fazer assim como foi feito para criar a variável JAVA_HOME, porém, deve-se colocar o nome da variável como CLASSPATH e colocar o conteúdo desejado. Para entender quando deve-se usar essa variável, indico ser feito a leitura do post que explica para que serve cada uma das variáveis.

Veja também:

Os demais tutoriais da série podem ser acessados nos links abaixo:

--

--

Maurício Generoso

Software Engineer at Sky in London - UK. Graduated in Computer Science.